domingo, 25 de maio de 2008

Senhores do Efémero #1

Pareceu-me apropriado iniciar a minha participação neste espaço fazendo referência a várias pessoas cuja arte, simples e despretenciosa, considero ser absolutamente grandiosa e de uma tal beleza que me deixou sem palavras. Pessoas que subtil e discretamente me conseguiram oferecer num instante a serenidade do que é eterno.










Escolhi como primeiro senhor do efémero Gregory Colbert, fotógrafo de arte canadiano, nascido em 1960. Em 1992 iniciou uma pesquisa fotográfica sobre a harmonia da interacção entre o homem e os animais, desaparecendo do meio artístico durante 10 anos para voltar, mais de 40 expedições depois, com um magnífico trabalho, Ashes and Snow, que engloba fotografias, um filme, e uma colecção de cartas de ficção escritas por um homem à sua mulher (uma carta por dia) durante uma viagem de um ano. Não se enganem...tanto as fotografias ( cliquem nestas aqui que são um espanto!) como o filme são reais, sem montagens digitais ou sobreposições.
Aconselho a todos que se encostem; aos fumadores que puxem de um cigarro e àqueles que não fumam que entrelaçem as mãos, porque uma viagem pelo silêncio irá começar quando clicarem na última frase deste post.
Quando tiverem recuperado e inspirado, se quiserem mais, retornem ao link em Ashes and Snow, entrem na imagem da esquerda, cliquem em Vision e seleccionem Film, ou então busquem no YouTube que encontrarão mais pedaços do filme. Espero que gostem tanto como eu gostei...

Obrigado, Tiago, pelo teu convite às minhas descobertas... que te ofereço com carinho e aos teus.
Façam boa viagem...